Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

CORAGEM

 


A palavra  coragem é nascida do latim coraticum, presente constante na língua francesa (corages) é considerada uma virtude e representa a capacidade que uma pessoa ou animal tem de agir, mesmo ostentando medo, temor, em especial diante de uma intimidação. Não quer dizer que ter coragem implica na ausência do medo. Não ter coragem também não quer dizer covardia, visto que um ato de coragem pode implicar na perda da vida do ‘ corajoso ou do covarde’. Uma pessoa ou animal pode ir muito além do esperado quando motivado por coragem ou pela covardia. Ter coragem é ter confiança diante de momentos difíceis e esta virtude leva o homem, em especial, a enfrentar as vicissitudes da vida, vencendo barreiras e combatendo momentos tenebrosos que a vida impõe ao indivíduo ou mesmo um grupo de pessoas agindo por força de um projeto comum.

Platão, ao tratar da questão coragem, afirma que esta é o uso da razão a despeito do prazer, da razão e da dor. Continua afirmando que ter coragem é ter coerência com os princípios que norteiam a vida do ser. Os animais, até mais do que o homem, demonstram coragem em especial devido a seus instintos primitivos e por necessidade da própria sobrevivência ou da prole. Uma galinha enfrenta o homem de forma firme quando seus filhotes correm perigo. Um pássaro, mesmo pequenino, enfrenta o gavião todo poderoso, mesmo sabendo que pode morrer. A sobrevivência faz despertar a coragem e fala muito mais alto do que a própria vida. Nos seres humanos há uma similitude de ações, pesando muito a forma como foi educado e que tipo de religiosidade o impulsiona na vida. Ter coragem é o mesmo que agir com o coração e esta pode ser física, corporal e criativa.

No reino animal, apesar da consideração clássica de que os animais são irracionais, há muita coragem neles, notadamente quando saem de seus refúgios em busca de alimentos, não só para si como para os filhotes, sabendo dos perigos que irão, por certo, correrem. Ter coragem é deixar para trás o medo, a dor física, a morte, o fracasso, o medo às críticas, venham de onde vierem e com as forças que forem. A coragem dá ao ser vivo a força necessária para ultrapassar seus próprios limites e levar adiante a  uma ação. Ser corajoso na prática do bem é especial para a própria existência do ser humano. Ter firmeza diante de dificuldades catapulta o sentimento de utilidade social, familiar, profissional, política e de outras naturezas próprias do ser humano. É de uma grandeza incomensurável quando o ser abre mão de um benefício pessoal para agir em favor de outros em situações  mais difíceis  ou da própria comunidade. Grandes heróis constam de nossa história humana com esta capacidade de agir em favor da sociedade como um todo. A fé é a mola propulsora da coragem. Ter coragem, é ter a certeza de que, além da linha do horizonte, há terra firme e não aceite parar de remar.

Tanabi.

Prof. Dr. Antonio Caprio ( pesquisador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário