Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

segunda-feira, 30 de maio de 2022

A FAMÍLIA



A palavra família nasceu do latim “famulus” que nos define um agrupamento humano formado por mais de uma pessoa, com ancestrais comuns e ligações afetivas fortes, mesmo em algumas crises de relacionamento, que vivem ou não sob o mesmo teto. A família é, sem dúvida, e segundo todas as linhas filosóficas do homem, o pilar da sociedade humana. Na família ou nas famílias, existe, sempre um grau de parentesco, sendo que o tempo não interfere na história da família, apenas fazendo parte dele, com raízes no mesmo DNA, sendo infindável, inclusive par fins de genética e ate financeiramente falando, pelas linha da herança, inclusive de títulos de nobreza. Hoje, juridicamente, existe a figura da família substituta, apenas com caráter transitório. No Direito Romano passou a constituir a família, os pais, vindos de famílias diferentes, e depois os filhos, netos e outros graus na sucessão natural. Duas famílias passavam, pelo casamento, a constituir apenas uma família, daí o conceito de família real, num estado monárquico. Famílias são agregações familiares onde a questão da proteção mútua deve estar presente na linha do tempo. A grande função da família assenta-se no aspecto da sociabilidade e da socialização, onde se instalam e se desenvolvem sistema de valores, crenças e atitudes de saúde, em elevada percentagem.

Temos registros de sepultura descoberta na Austrália, de corpos de quatro corpos, identificados como uma mãe, um pai e dois filhos de 8 e 9 anos, ou 4 e 5 anos, com uma idade de 4.600 anos, que passou a constar na lista científica como o mais antigo registro genético molecular indicando, já naquele tempo, um agrupamento familiar. Define-se como função principal da família a presença de uma estrutura de reprodução de pessoas de um mesmo perfil biológico e social. Formalmente, o casamento, resultante de duas pessoas de famílias diferentes, faz nascer a família onde a educação e o aspecto econômico, são bases dentro de uma estrutura familiar economicamente produtiva. Naturalmente família é definida e entendida como um lar, o que nem sempre acontece, visto que seus membros podem habitar lugares totalmente diferentes. Para uma criança, o lar ou a família unida, é o grande patamar de seu futuro dentro do agrupamento humano onde vive, onde talvez perdure, ou viva, por toda uma existência.

A ausência de um dos cônjuges na família, preferentemente da figura materna, por qualquer que seja a razão, reflete na vida dos filhos de forma desastrosa e sob vários aspectos, tanto nos tempos atuais como também na linha antiga do tempo. A união familiar, mesmo com algumas crises que ocorrem durante a vida social do agrupamento humano, é geradora do fator afeto, imprescindível para a existência de uma família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário