Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

quinta-feira, 19 de maio de 2022

A ALEGRIA


A  ALEGRIA  


Vinda do latim, “alacritas” ou “alacer” a palavra alegria nos indicum estado de satisfação interior, um contentamento que demonstra estar a pessoa de bem com a vida sendo oposto da tristeza. Tanto uma como a outra, a alegria e a tristeza, são palavras que contagiam as pessoas ou grupos sendo um poderoso sentimento que faz parte dos seres humanos e animais. Há pessoas que são alegres mesmo nos momentos difíceis que vivenciam no transcorrer das obrigações pessoais, profissionais e comunitárias. A alegria é, também, um forte sentimento que pode interferir na saúde da pessoa e no seio familiar. A magia da alegria é originária do hormônio dopamina. O estado alegre gera a endorfina, grande geradora do bem estar físico e emocional da pessoa, sendo um grande lenitivo da dor.Os psicólogos relatam que a alegria é um estado físico que induz a pessoa a aceitar mudanças na vida. 

O afeto e o entusiasmo são alicerces da alegria e geram com frequência a autoconfiança. Outro fator que facilita a presença da alegria é a religiosidade que pode induzir a fatores de libertação pessoal e desperta a certeza na pessoa de que, seus anjos e protetores espirituais, lhe dão a sustentação necessária para gerar alegria, mesmo em momentos difíceis. O sentimento de alegria facilita a criatividade. A tristeza pode agir da mesma forma onde a pessoa busca, na criatividade, dissipar a tristeza e substituí-la pela alegria. Tanto a alegria como a tristeza são sentimentos inerentes aos seres vivos que podem ostentar os dois ao mesmo tempo em variações e graus conforme o tempo e a atividade desenvolvida e o meio onde vive a pessoas.

Ressalte-se que a alegria é diferente da felicidade que é um estado de espírito e a alegria é um demonstrativo de um sentimento.
Há quem compare uma pessoa feliz com uma pessoa alegre, sendo certo que a alegria tem duração menor do que a felicidade e pode ser modificada de um segundo para outro. Uma pessoa alegre não exige que ela seja feliz e o inverso é verdadeiro, pois, o ser humano é dotado de emoções que variam de conformidade com uma enorme gama de situações, inclusive coisas simples como quando chove ou faz frio. A palavra alegria tem uma infinidade de sinônimos e é usada variando de pessoa para pessoa, de família para família podendo ser substituída por contentamento, júbilo, prazer, regozijo e até satisfação. 
O sorriso ou uma gargalhada são as demonstrações físicas da alegria.



Prof. Dr. Antonio Caprio – Tanabi


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário