Galileu Di Vincenzon Bonaulti de Galilei( 1664-1642) com 65 anos de idade, foi denunciado em 1615, por um dito ‘ Santo Ofício’, por defender uma ideia de que o Sol é imóvel no ‘centro do mundo’,(Heliocentrismo) e que a Terra, também no ‘centro do mundo’, esta sim, se movimenta numa rotação diária. Os senhores inquisidores da época se revoltaram porque entenderam que as ‘ escrituras’ estavam sendo desrespeitadas e que Copérnico (geocentrismo) este sim, estava certo.
Diziam os grandes cardeais da suprema e universal Inquisição, que a imobilidade do Sol era uma verdadeira afronta, totalmente herética e expressamente contrária à Sagrada Escritura. O movimento de rotação da Terra era, na mesma linha, uma afronta, não só filosoficamente como impossível, pois quem fez o dia e a noite foi o Criador e o Sol e a Lua são meros marcadores do tempos, luzeiros naturais do mundo.
Os julgadores, plenipotenciários e representantes ‘diretos’ de Deus, tal como se autoproclamavam, com o sumo pontífice no alto do Clero, declararam Galilei um herege perigoso para os assuntos da fé. Eles próprios arrumaram um jeitinho de tentar fugir da responsabilidade, que gerava dúvida entre vários de seus membros, e complementaram a sentença afirmando que, “ serás absolvido, não no todo, mas em parte, se abjurares tua crença publicamente e abominares e rejeitares tais absurdos que afrontam a Igreja católica Apostólica Romana, a verdadeira entre todas as outras” Neste tempo o Brasil estava ‘descoberto’ há apenas 105 anos. Enfrentou duras situações e acabou sendo preso, em regime domiciliar, onde morreu só e isolado. Na hora da sentença consta que ele balbuciou “ que ela se move, se move” referindo-se à Terra(e pur si muove). Galileu criou dezenas de mecanismos explicando o mundo físico, desenvolvendo ideias que acabaram por mudar o mundo sob vários aspectos, interferindo, entre outras coisas, nas próprias viagens espaciais e astronomia moderna. Foi um homem além de seu tempo, um verdadeiro futurista. Galileu, Kepler e Newton são seres humanos que, de forma ímpar, colocaram o homem a caminho das estrelas e abrindo os picadões dos confins do Universo.
O mundo tem mudado muito desde a questão ‘Galileu’. No início do século XIII e até o século XVIII, pequenas e grandes invenções conduziram o universo humano para resultados admiráveis, como por exemplo, a criação do papel, da bússola, da pólvora, da força hidráulica, a imprensa, a criação do leme de popa dos navios, a clepsidra, o relógio mecânico, sem chave, com balancim e de bolso, e num salto chegamos ao relógio atômico. A matemática se transformou em Ciência e passou a ocupar todos os espaços do mundo. A Química revestiu a Ciência com seus sais e ácidos, o espaço se tornou num quintal da Terra e naves humanas já passeiam entre as estrelas. E ainda o homem fica extasiado em ver como o globo terrestre se sustenta no espaço, mais curioso do que Galileu vendo as luas de Júpiter ou as manchas solares ou o seu teimoso pêndulo.
E a questão da fé, como anda pelo planeta? Mudamos? Onde o homem mudou quanto às suas heresias, crenças, lendas e mitos?
Prof. Dr. Antonio Caprio – Presidente do IHGG/Rio Preto.
Tanabi – julho de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário