Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

UM POSSÍVEL REMÉDIO PARA O GOVERNO DO BRASIL

Os países desenvolvidos do mundo, como Inglaterra, Itália e Espanha, por exemplo, tem seus governos centrados no parlamentarismo. Um país pode ser governado através do Estado unitário ou estado federado. O Brasil é um estado federativo. As formas de governo podem ser monarquia ou república. O Brasil é uma república. O sistema de governo pode ser parlamentarista ou presidencialista. O Brasil é presidencialista num mecanismo de democracia representativa, ou seja, temos o Poder legislativo que é composto por senadores, deputados federais, estaduais e vereadores. Estes representam o eleitorado para compor os quadros legislativos.
            Desde 15 de novembro de 1889, o Brasil se organizou no sistema presidencialista e com a forma republicana. Está ai o caos que já vivemos nestes 120 anos onde tivemos mais confusões do que paz. D.Pedro II governou o país por quase cincoenta anos e nunca o país se desenvolveu tanto como no período imperial. Pedro II representava o país e José Bonifácio (e seus companheiros ministros) governava.
            D.Pedro II e Lula levam taças em termos de viagens pelo exterior. Lula, crítico deste mecanismo, adotou o avião presidencial como gabinete. O Brasil tem um presidente para resolver questões de governo e questões representativas internacionais. Não funciona. O ideal é o sistema parlamentarista, onde temos um chefe de governo (o primeiro-ministro) e um chefe de estado (o presidente). O corpo de ministros pode substituir o primeiro-ministro caso haja falhas. Nada para enquanto o presidente ’passeia’ ou mesmo trabalha no exterior no exercício da política externa. No parlamentarismo ambos os pólos atuam juntos e não como opositores, respaldados, o presidente pelo voto popular, e o primeiro ministro pelo trabalho frente ao ministério.
            Creio que está na hora do Brasil modificar seu sistema de governo e adotar o parlamentarismo, já tentado no Brasil que, por razões puramente políticas e burras, não vingou. Em termos de oneração financeira, o parlamentarismo é um processo que acaba sendo mais econômico e muito mais funcional, e, com certeza, o mecanismo ideal para que o país possa sair deste marasmo executivo e imbróglio do legislativo, fora outras aberrações políticas.
            Nunca nesse país...se precisou tanto do parlamentarismo como agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário