Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

domingo, 12 de junho de 2011

PRECISA-SE DE POETAS

   

  Poeta é aquele que escreve e se consagra à poesia. Pessoa sensível, de imaginação inspirada ou sonhadora.  Poesia é a arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados. Quem poeta faz versos. Poético é aquele que se encerra cheio de emoção. Poetizar é tornar público uma poesia. 
  Poesia é a arte de escrever em verso, grafar uma composição poética. Poesia é a manifestação escrita que desperta o sentimento do belo. No Brasil o início da poesia se deu com os catequistas da companhia de Jesus que compunham autos e poemas avulsos de intenção religiosa. José de Anchieta figura entre os primeiros poetas em solo brasileiro. O primeiro poeta nascido no Brasil foi Bento Teixeira com a obra Prosopopéia, escrita em 1901. Prosopopéia é a figura literária que dá  vida a coisas inanimadas e voz a pessoas ausentes e a animais.
  Língua é a forma natural de comunicação humana, seja por meio oral ou escrito. Elemento central na transmissão da cultura. Literatura é o conjunto de composições de uma língua, com preocupação estética. É o conjunto de trabalhos literários de um país ou de uma época. No Brasil, ainda no início do século XVI, Pero Vaz de Caminha inaugura a literatura em solo brasileiro. No século XVII, o padre Antonio Vieira, com suas Cartas e Sermões (prosa) e Matos Guerra ( poesia) incluem o Brasil na literatura mundial.
  O poema é uma obra em verso, uma composição poética, uma epopéia. O poema sinfônico é usado em obras orquestrais de um só movimento. Nesta linha, Listz era imbatível. A estrofe, por sua vez, é cada uma das linhas que formam um poema e um conto é uma história, uma historieta, uma fábula. Um romance, por sua vez, envolve uma história amorosa, fabulosa. A fábula é uma narração alegórica, cujos personagens são geralmente animais que encerra uma lição moral. Uma novela é um pequeno romance, uma narração de aventuras interessantes podendo ser uma comprida história com várias histórias menores.
  A poesia concreta é uma composição que utiliza versos dispostos na página de forma pouco usual. Ela dá forma à poesia mesmo antes do leitor cumprir sua tarefa. Eram exímios, no Brasil, Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari (1956). Em meu livro “Poemas em Gotas”, de 2005, exercito-me nesta linha poética.
  O poeta é um ser diferenciado. É um ser humano como os demais outros, mas enxerga tudo onde o nada parece existir. É o único ser que diz tudo com quase nada de palavras ou outros símbolos gráficos e fonéticos. O poeta é capaz, ao contrário dos cientistas, de definir,em diminuto número de palavras, o que muitos livros não conseguiram fazer.
  O poeta é um ser que é capaz de escrever sobre temas que a matemática, ciência ‘mater’ do mundo, não consegue expressar.
  Eu poeto, tu poetas, ele poeta. Nós poetamos, vós poetais, eles poetam...
  Sem o poeta o mundo não seria colorido e o amor não seria tão interessante.
                         

Um comentário:

  1. Sim!! Através da poesia e dos poetas quem sabe voltaria a gentileza, e a beleza de outros tempos.

    ResponderExcluir