Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

COLUNA MEMÓRIA MUNICIPAL 14/2016

Neste trabalho me propus a resgatar a história da região da Fortaleza, Município de Tanabi e o mesmo é resultado de pesquisa por mim feita e segundo oitiva direta de diversos moradores antigos da região da Fortaleza. Consultei vários moradores e sempre ouvi a mesma justificativa para o nome da região, cujo resultado abaixo transcrevo e registro. 


HISTÓRICO DA REGIÃO DA FORTALEZA:

Existe em Tanabi uma região bastante grande denominada FORTALEZA. Muitos perguntam a razão do nome e nos propusemos a esclarecer o fato e o presente artigo busca responder esta questão que foi alvo de profunda pesquisa feita por mim tendo como base inúmeras oitivas de moradores antigos da região e documentos existentes em nossa historiografia regional. 

A região da “Fortaleza” se estende da divisa de Tanabi com Cosmorama, região noroeste, sendo parte com o córrego Ribeirão Bonito ultrapassando em direção ao bairro da Rincão a Rodovia Euclides da Cunha por alguns quilômetros, tendo a sudoeste Monte Aprazível, a oeste Sebastianópolis do Sul ( rio São José dos Dourados) formando grande área denominada Bacia Hidrográfica da Fortaleza, uma das maiores do município e região noroeste do Estado de São Paulo. A região tem grande rede de riachos, lagoas, nascentes e uma delas é a nascente do Rio Jatai que atravessa Tanabi indo desaguar no rio Preto. 

A região do alto do Jatahy ( noroeste do Estado de São Paulo) era desabitada por volta de 1850/60, tendo apenas alguns raros posseiros, com a presença de índios da tribo dos Guaranis. Ver mapa anexo. A estrada do Taboado que partia de Jaboticabal, planejada por Olavo Humell em 1895 já se aproximava da região de Tanabi nessa época. Lembro que São Paulo faz divisa com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, onde os rios Paraná e Rio Grande divisam nosso estado com os dois citados. A referida estrada objetivava ligar São Paulo a Mato Grosso e Minas Gerais e seu ponto de contato com estes estados foi o Porto do Taboado. 

Os imigrantes portugueses eram alocados pelo sistema de imigração nacional na região de Minas, e raros em Mato Grosso ( hoje também do sul) e isto em razão do clima e da vegetação semelhante a Portugal e parte da Europa. Foram muitos os imigrantes ali instalados. A região noroeste do Estado de São Paulo ( alto do Jatahy) era totalmente desabitada e suas terras devolutas do Estado. 

Com a Guerra do Paraguai, envolvendo Brasil, Argentina e Paraguai, deflagrada em dezembro de 1864 e indo até março de 1870, as tropas uruguaias comandadas por Francisco Solano Lopes, chegaram a invadir a então província de Mato Grosso. Com esta invasão os imigrantes alocados na região e em Minas Gerais transpuseram o rio Paraná e Grande invadindo a região paulista e se fixando na região noroeste do Estado de São Paulo e, em nosso caso, na região do “ Alto do Jatahy”, que abrangia de Bálsamo até as barrancas dos rios Paraná e rio Grande. Nesta região se fixaram inúmeras famílias já nos anos 1850/1880, dentre elas os Gonçalves de Souza, os Silveiras, os Ferreira Lemos, os Soares da Costa, os Paula, os Botelhos de Vasconcelos, os Ferreira Neto, os Seixas Ribeiro, os Bento Peres, os Bataglia, os Àvilas, os Euzébio, os Garcia, os Carvalhos, os Monteiros, os Funchal, os Celeres, os Barbosa do Amaral e muitos outros. Na região da Cachoeira dos Felícios, já do lado oposto da bacia da Fortaleza e também aposseada pelos imigrantes portugueses, se fixou Francisco de Paula Oliveira com sua companheira a índia caiapó Anna, que vieram a ser os progenitores do fundador de Tanabi Joaquim Francisco de Oliveira, o “Joaquim Chico”, instalando ali bem montado engenho de cana. 

Por analogia, os posseiros das terras do “ Alto do Jatahy”, entre o São José dos Dourados, próximos do Tietê e o próprio rio Jatai passaram a chamar a área de “Fortaleza “ em alusão à resistência que os mesmos poderiam oferecer caso Solano Lopes chegasse a invadir São Paulo. Há também corrente que entende a denominação da região pela existência de rio caudaloso denominado “Córrego da Fortaleza” cujo nome se derivou também da proposta de defesa do território pelos imigrantes e em razão da força de suas águas impeditivas do possível avanço dos inimigos. Sebastião Almeida Oliveira chamou esta extensa área de ‘jungle’, qual seja, “Jangal do Oeste Paulista”, ou seja, extensa floresta, mata virgem, cerradão. 

Com a chegada de outros imigrantes vindos de outras regiões do Brasil e até do exterior, colocando em risco a posse das terras antes devolutas do Estado, aconteceu organização do Arraial do Jatahy, já em 1882, culminando com a criação do embrião que viria a ser Tanabi. As “terras do jatahy” só começaram a ser registradas a partir de 1900 em razão da instalação de cartório no município-sede que era São José do Rio Preto, fundado em 1852, desmembrado de São Bento do Araraquara a quem Tanabi se ligava na qualidade de distrito cuja independência, como município, só aconteceu em 1925. O cartório de Tanabi foi instalado em 1943 pelo senhor Dr.Urbano Ganot Chateaubriand.


Mapa da região do Alto do Jatahy, elaborado por Olavo Humell ( Estrada do Taboado) em 1895. Tanabi fica na região noroeste.





Nenhum comentário:

Postar um comentário