Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

HISTÓRICOS - OS NOMES ECATU, RINCÃO E IBIPORANGA –TANABI ORIGENS

O estudo das denominações de locais, regiões, bairros e assemelhados nascem da necessidade das pessoas em se localizar e se relacionar com o meio ambiente e ou onde vivem. Facilita a localização de determinado ponto para todos os fins, quer sejam nas cartas geográficas quer no encontro com pessoas via endereço de várias formas. Hoje no sistema internet o endereço é bem mais amplo que antigamente.

Podemos dizer que o cidadão mora no planeta Terra, numa determinada região, num continente, num país, num estado, num município, num bairro, numa rua e em um número residencial. Sem seu código de endereçamento postal e hoje nas redes sociais.

O Bairro de Ecatu, situado nas margens da Rodovia Euclides da Cunha ( km 489) e entre esta e os trilhos da antiga FEPASA, era antigamente chamado de “ Posto E ”. Mesmo com intensa pesquisa não conseguimos respostas para o significado da palavra. O local tem como fundador o senhor João Alves Monteiro e um dos cidadãos prestantes e participante da história local foi o senhor José Serafim da Silva que empresta nome à escola da comunidade. 

Ibiporanga é um bairro rural de Tanabi localizada a nordeste do Estado de São Paulo. Iniciamente, na década de 1930, era chamada de Varginha. Consta que a fundação se deu no dia 10 de março de 1934 e por iniciativa do senhor Marciano Maciel da Silva, um dos moradores mais antigos do local e nascido em Ribeirão Preto, filho de Felício Batista de Almeida e d. Emilia Eduarda da Conceição e doador do terreno da Igreja e praça bem como da escola. Tem-se como certo que a região da Cachoeira dos Felícios tenha este nome em razão da presença marcante da família “ Felicio” naquela área de Tanabi. Posteriormente o nome da localidade passou para Ibiporanga, proposto pelo historiador e cartorário tanabiense Sebastião Almeida Oliveira que significa ‘Água Bonita”. Por força da organização judiciária determinada pelo Decreto-lei Estadual número 14.334, 1.11.1944, a comarca de Tanabi passou a abranger a sede, Tanabi, Américo de Campos, Cosmorama e Ibiporanga, sendo este último criado na categoria de distrito pelo citado decreto-lei e que abrangia um território de 250 quilômetros quadrados de área. Atualmente Ibiporanga voltou a ser classificado apenas como bairro rural da sede Tanabi.

O bairro possui uma escola municipal denominada EM Marciano Maciel da Silva assim denominada por força da Lei 1.623, de 17 de dezembro de 1999, sendo sua primeira diretora a professora Ana Rita Pinheiro Paglione. A primeira escola teve seu prédio construído em terreno doado pelo senhor Luiz Peruca, um dos nomes sempre lembrados na comunidade ecatuense 

O bairro de Rincão tem essa denominação em homenagem a seu fundador o senhor Frederico Rincão, doador do terreno onde hoje está a capela e a escola. O local manteve até tempo recente uma escola estadual, que foi criada em 01 de junho de 1978 pela lei estadual número 1.677 e proposta pelo deputado estadual Wadih Helu, e sancionada e promulgada pelo então governador Dr Paulo Egydio Martins. A referida escola foi anexada à EM José Serafim da Silva e posteriormente à EM Teresa Magri do Carmo. 

Os bairros de Ecatu, Rincão e Ibiporanga estão representados na bandeira do município de Tanabi por mim criada e oficializada pela Lei Municipal nº 702, de 08 de agosto de 1978, na seguinte ordem Ecatu, Rincão e Ibiporanga.


Bandeira do Município de Tanabi  


               Mapa antigo – 1895 – indicando a região de Tanabi 


Nenhum comentário:

Postar um comentário