Sem dar uma de Nostradamus e sim apenas como um pesquisador do clima, como especialista na área de Ciências, em especial com relação ao Brasil, e diante da alteração teimosa e incidente da destruição do meio ambiente e em todo o planeta, inclusive o degelo polar, o Brasil terá submerso, o litoral de Santos (SP), do Rio de janeiro( RJ),de Recife ( PE) ), de Fortaleza(CE), de Porto Alegre(RS),de Salvador(BA) e de São Luís(MA).
Todas as regiões são beira-mar e com praias. Isto será a médio ou longo prazo (mas não muito longo) e com o aumento constante dos mares( Oceano Atlântico, no caso do Brasil). Os prédios em geral, com garagens subterrâneas e abaixo do nível do mar, serão os pontos mais atingidos. O fenômeno já começa a se mostrar no sul brasileiro( Sul do Continente) . A seca no norte do Brasil se mostra ameaçadora. A Amazônia registra sérios problemas com a constante ameaça dos garimpos e extração de minerais e madeiras e o noroeste do país e o centro brasileiro, inclusive o noroeste e sudeste do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e parte de Minas Gerais, com a destruição já assustadora do cerrado, cerradinho e cerradão, bem como a instituição de pastagens, plantio de soja, cana e criação de gado, com o que o tempo e o próprio clima serão substancialmente alterados( isto já se mostra assim).
Some-se, ainda, as emissões de gases causadas pelas guerras por vários pontos dos planetas, a queima de milhões de litros de combustíveis e ainda a morte de milhares de pessoas e prejuízos materiais de elevada monta. A enorme área ocupada pelo homem com suas cidades, produção de dejetos de várias naturezas, de lixo, ajudam na incrementação do desastre iminente.
O limite do número de pessoas no planeta já foi ultrapassado perigosamente. Este é um dos maiores problemas.....
Mudanças virão e nada de tentar culpar o Criador por tudo isto. Tudo gera consequências, e elas aí estão. A Natureza parece se vingar. E pelo que percebo, ela se vinga.
Gaia é Gaia. Sua reação é lenta, mas sensível e constante.
Prof. Dr. Antonio Caprio. Pesquisador - Tanabi - Conselheiro do IHGG e ex vice-presidente do Comdephact de São José do Rio Preto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário