Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

domingo, 15 de novembro de 2015

DO IMPÉRIO À REPÚBLICA



O I e II Impérios se agarraram na linha do tempo. O primeiro durou poucos anos, o segundo, quase cinquenta. O primeiro imperador foi para Portugal e lá se alinhou na linha real. O segundo foi exilado para a França e lá morreu praticamente na miséria.
Pedro II era um imperador conhecedor do mundo e das coisas. Sabia que a República estava sendo gestada e gostava até da ideia, mas jamais imaginou-se expulso do Brasil e foi pego de surpresa no dia 15 de novembro de 1889 quando foi notificado do fato por um coronel a mando dos líderes republicanos liderados por Manuel Deodoro da Fonseca e seguido por Floriano Peixoto, Benjamin Constant Botelho de Magalhães,, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Salles, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e Eduardo Wandenkolk.
Há cento e vinte e seis anos partia o Imperador Pedro II para o exílio e a República se viu envolvida pelas questões advindas da Guerra do Paraguai (1864/1870), enorme crise econômica, a questão abolicionista, a questão religiosa com a proposta de afastamento dos maçons pela Igreja e uma das mais profundas: a questão militar. Desde então a República não tem andado bem das pernas. Penso que está reinante, ainda, a maldição de Pedro II. 
Chegamos a quinze de novembro de 2015. Salve, salve senhora República. Pergunto: quando a senhora realmente vai ser implantada no Brasil ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário