Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

SE EU FOSSE DUPLICADO

por Antonio Caprio



O sonho, a suposição e a fantasia estão presentes nas pessoas em todos os níveis. Quando sonhamos ‘criamos’ uma fantasia e nalguns momentos estas fantasias, estes sonhos, podem se tornar em pesadelos. Nalguns poucos casos, os sonhos são premonições perfeitas com algumas distorções. Cientistas já escreveram e fizeram conjecturas das mais variadas sobre os sonhos, inclusive Sigismund Scholomo Freud. ( 1856 – 1939). 

Vamos caminhar pela trilha da suposição, do sonho. Imagine que você, num estalar de dedos, seja duplicado com todas as suas características, formas, conhecimento, informação e fique de cada-a-cara com você mesmo, olhando olho-no-olho. Você olhando para você sem a magia do espelho. Você encararia ‘você’? 

Nós temos costume de saber de tudo sobre todos ou o máximo possível. Os outro sabem sobre nós às vezes muito mais do que nós mesmos. Você sabe tudo sobre você e muita coisa você faz de conta que não sabe. Nem mesmo você se atreve a pensar sobre seus ‘segredos’. O eu é o lugar mais secreto do mundo das ideias 

Você, sentado num banco de jardim, lado a lado com seu duplo, escolheria você para ser seu amigo, mas amigo mesmo? Você confiaria em seu ‘outro’? Se atreveria a olhar nos olhos do outro que é você mesmo? Falaria para o ‘outro’ o que você esconde de você mesmo? Contaria para ele tudo sobre você? Confiaria mesmo ‘nele’? Assinaria uma procuração dando plenos poderes para ‘ele’? 

No mundo em que vivemos, e apenas por experiência única e jamais repetida, confiar foi coisa de ‘fio de bigode’. Foi. Será que ainda é? Em que nível?

Vivemos no tempo da globalização. O mundo se tornou pequeno nas ondas da internet. Não há mais conhecimento estanque, próprio de alguns ‘iluminados’. A informação não é conhecimento. O conhecimento é livre hoje e se o cidadão não souber usar a informação você jamais terá conhecimento.

Nossos problemas ficam trancados no interior da máquina biológica chamada cérebro. Só saem de lá se houver uma senha específica. Ninguém, mas ninguém mesmo sabe o que você pensa se não escrever ou falar. Teu ‘amigo duplicado’, você, sabe o que você pensa e muito mais. 

Num processo judicial quem sabe sobre ‘sua verdade’? Você. Só você. Ninguém mais, mas teu ‘ amigo duplicado’ sabe e com detalhes, todos os detalhes. Todos.

Isto o angustia? Isto lhe causa medo, pânico? Isto lhe agrada ou não lhe diz respeito? 

O homem é um ser gregário e não vive senão em sociedade. Este gregarismo constitui a sociedade humana. Diz o texto bíblico cristão: não é bom que o homem viva só....



E então? O que você acha de ter um ‘outro’ que sabe tudo sobre você, mas tudo mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário